sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Primeiro Santo Canonizado pela Igreja Católica

Olá,

  Você sabe qual foi o primeiro Santo Canonizado pela igreja Católica?

  Santo Ulrico, Bispo de Augsburg, na atual Baviera, Alemanha, no século X foi o primeiro Santo formalmente canonizado na igreja Católica pelo Papa João XV. Esta canonização aconteceu no ano de 993, 20 anos após a morte de Ulrich (973). Sua santidade é reconhecida pelo zelo pela liturgia e constantemente visitava seu capelão com uma carroça, para celebrar com os fiéis. Também ajudou a defender Augsburg quando os húngaros tentaram tomá-la, para isso dividiu as mulheres da cidade em dois grupos, o primeiro dava voltas ao redor da cidade em procissão enquanto o segundo se colocava prostrado diante do presbitério da igreja, rogando à Deus pela proteção da cidade.

Mas então não haviam santos antes de Ulrico?

  Na verdade, os santos anteriores a ele eram elevados à glória do altar através do apelo popular. Desde o início da Igreja e com o início do Evangelho, nos vieram os primeiros santos (Santa Izabel, Sant'ana e São Joaquim, São José, São João Batista e Nossa Senhora), também ainda no início da igreja algumas pessoas eram exaltadas pelo seu heroísmo na defesa da fé, como Santo Estevão, o primeiro Mártir e os Santos Apóstolos, os primeiros discípulos de Nosso Senhor.

  O culto aos santos se iniciou possivelmente quando os primeiros cristãos se reuniam para celebrar a missa nas catacumbas onde estavam enterrados os primeiros mártires, por ocasião do aniversário de sua morte e desta forma enaltecer suas virtudes isso já no século II. Documentos desta época atestam este tipo de veneração como por exemplo a São Policarpo de Esmirna.

  Também as primeiras capelas e igrejas após o fim da perseguição dos cristãos, foram feitas sobre os tumulos dos mártires em Roma e diversos outros lugares, culminando com a construção da basílica de São Pedro pelo Imperador Constantino, sobre o tumulo do santo, local que perdura até hoje.

 Mas, existe alguma referencia bíblica para reconhecermos os santos?

  O primeiro canon (lista) de santos que se conhece é o "Louvor dos Pais" escrito pelo autor do Eclesiástico, enaltecendo os santos os exemplos e modelos de fidelidade e fé do Judaísmo como Abraão, Isaque, Enoque... (Eclo 44 -51).

    O culto à imagem que nos remete aos seus representantes através da veneração (dulia) foi considerado lícito e recomendável a partir do Concílio de Nicéia no ano de 787.

fontes de referencia:


  Breve vou postar sobre o processo atual de canonização e como a igreja chegou até este modelo.

  Também vou escrever um pouco sobre os próximos santos que devem ser canonizados pela Igreja.

   Por ultimo, para postar depois, fica a pergunta: Todos nascemos para sermos elevados aos altares das igrejas?

Deus abençoe a todos,
Restauração, Agua Viva e Alegria para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário