sábado, 24 de agosto de 2013

São Bartolomeu - 24/08/2013

Olá a todos,

  Celebramos hoje o apóstolo São Bartolomeu (Bar-Tholmai) ou Natanael, da cidade de Caná da Galiléia, aquela cidade onde Jesus transformou água em vinho, lembrando que nesta passagem da vida de Cristo, São João diz "Também foram convidados Jesus e os seus discípulos" (Jo 2, 2) o que nos leva a considerar que Bartolomeu estava presente e ao término desta passagem também está escrito que "Manifestou a sua Glória, e os seus discípulos creram nele" (Jo 2, 11). Portanto, Bartolomeu estando lá, viu a Glória de Jesus ao contemplar este primeiro milagre.

  Também no evangelho de João temos uma característica fundamental deste santo "eis um verdadeiro israelita no qual não há falsidade" (Jo 1, 47). Portanto, temos aqui um homem sincero, que foi ao encontro de Jesus ao ouvir de Felipe que encontrara o salvador.

   Bartolomeu foi um dos primeiros seguidores, também fez parte do seleto grupo dos 12 e acompanhou Jesus durante toda sua vida pública. Viu os milagres, as conversas com os pecadores, as conversões, estava no cenáculo em pentecostes, estava no lago de Tiberíades quando Jesus teve aquela conversa com Pedro, estava junto de todos quando Jesus ascendeu ao céu.

   Nos narra a tradição que após estes acontecimentos Bartolomeu foi para a região da Armênia, Índia e Mesopotâmia, onde converteu a muitos e acabou martirizado por sacerdotes pagãos que com inveja lhe arrancaram a pele, mas não a fé em Jesus Cristo.

São Bartolomeu, apóstolo e mártir, cheio do Espírito Santo, homem em quem o Senhor Jesus não encontrou falsidade, nos ensina a sinceridade e o seguimento de Cristo, até onde ele nos levar.

Roga por nós.

Restauração, Água-viva e Alegria para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário